O que os Trekkers mais gostam ou menos gostam nos campeonatos de orientação?
Copa North, enduro a pé…campeonatos de orientação, muitas vezes participo de alguns eventos e acho muito legal a interação do público com o esporte, conhecer novos lugares.Porém com o tempo os locais vão se repetindo e acabam sendo os mesmos e os percursos limitados a pequenas áreas.
Nós da Mundo Terra gostaríamos de saber o que os praticantes da modalidade mais gostam e menos gostam nas competições!
a melhor coisa é poder conhecer novos lugares, novas paisagens.. a pior coisa é fazer isso repetidas vezes (circuito repetitivo – estilo vai e volta, sobe e descer), onde a beleza do local deixa de ser apreciada e apenas a prova fica em evidência!
Eu acho que o melhor do enduro a pé, além de conhecer novos lugares e paisagens, é poder curtir tudo isso junto com os amigos, o que é o mais divertido…Além disso, é legal poder competir em um esporte em que todos, após bastante treino, podem chegar a ganhar…é um esporte que, mais do que preparo físico, exige muita concentração e raciocínio…
O que eu menos gosto nos campeonatos de enduro a pé são algumas “pegadinhas” quase impossíveis de não cair, mesmo que a equipe saiba navegar muito bem. Até acho que devam existir algumas pegadinhas, mas entendo que a regularidade deve ser levada muito mais em conta na contagem dos pontos do que o fato de se a equipe caiu ou na “pegadinha”, pois um PC perdido pode fazer com que a equipe perca todas as chances de obter uma boa colocação no campeonato. Além disso, também não gosto de trechos que se repetem demais…em algumas etapas de alguns campeonatos a organização deixa de explorar o potencial da região para se limitar traçar o percurso somente em um local muito restrito, fazendo com que os integrantes das equipes fiquem desanimados no meio do caminho..
Bom, para mim o melhor do Enduro a Pé é a ansiedade de antes das provas, ficar olhando para as planilhas imaginando o que virá pela frente, dar uma olhadinha na bússula só para ver se você ainda lembra como ela funciona para não errar durante a prova, ajustar o relógio de acordo com o oficial da prova, conversar com as pessoas da equipe para dividir tarefas o que é FUNDAMENTAL, arrumar os equipamentos e passar o REPELEX(all rights reserved) também é bem legal! Outra coisa que eu gosto é que qualquer equipe com bastante treino tem possibilidades de vencer uma prova, o que torna cada nova etapa muito motivante!
Já o que eu menos gosto também são os locais,chamados laços, repetidos durante a provas…ok se tiverem alguns como forma de exigir mais técnica e raciocínio das equipes, mas se estiverem todos no mesmo trecho fica muito chato, principalmente em plantações, canaviais, etc…
Sem mais.
H
Onde está o pessoal do trekking!Vamos participar para melhorar as provas!
abraços